Nesta segunda-feira (3), primeiro dia de atividades da Câmara após o recesso, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) protocolou um pedido de convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Após os erros e falhas cometidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o parlamentar afirma que o o ministro precisa prestar explicações à sociedade sobre os erros na nota do Enem e aos problemas apresentados pelo Sisu. O socialista também pede informações sobre as providências adotadas pela pasta.

“Ao longo de toda a existência do Enem, essa é a primeira vez que a prova é colocada em xeque. O erro na confecção das provas é muito grave, mas é ainda mais grave o fato de o governo não adotar providências que assegurem a lisura do processo”, destaca Danilo, que é membro da Comissão de Educação da Câmara.

Weintraub admitiu a falha no exame depois de afirmar diversas vezes que a gestão Bolsonaro havia feito o “melhor Enem da história”.

Logo no primeiro dia em que o erro foi confirmado, o ministro já minimizou o problema dizendo que prejudicou um “número muito pequeno” de estudantes e que se tratava apenas de um “susto”.

O erro, no entanto, interferiu na vida de 3,9 milhões de estudantes e só foi identificado pelo ministério após reclamação dos alunos.

“Então, ele foi confrontado com um erro que atingiu milhões de estudantes e na ânsia de dar uma resposta rápida, o ministro pode ter feito uma ‘lambança’ com a prova”, critica o parlamentar.

Danilo também é autor de uma representação no Conselho de Ética da Presidência da República, pedindo a exoneração do ministro.

Para o deputado, o governo bolsonaro tem uma postura “inconsequente e irresponsável” com a educação no país.

“Por diversas oportunidades, o ministro demonstrou sua falta de qualificação para o cargo. É urgente a demissão de Weintraub do MEC”, defende Danilo Cabral.

O Enem de 2019 foi o menor em número de inscritos desde 2010. Em 2014 foram 8,7 milhões de inscritos. No ano passado, foram 4,6 milhões. “Vale ressaltar que, desde a criação do exame, já foram registradas falhas, mas nada de tamanha gravidade”, analisa o socialista.

Com informações da assessoria de imprensa