A CPMI da Fake News retomará os trabalhos na próxima semana, ouvindo personagens importantes do esquema de disparo de mensagens em massa pelo Whatsapp montado durante as eleições. A Polícia Federal já identificou pelo menos 24 contas do aplicativo que fizeram disparos em massa de mensagens durante o processo eleitoral de 2018.

Com a perícia da PF, a CPI pode ter material que motive uma votação entre os parlamentares para determinar a quebra de sigilo destes 24 números de telefone, e chegar, possivelmente, aos autores dos disparos.

Segundo Lídice da Mata, os parlamentares vão usar a ajuda de um delegado e um agente da PF para aprofundar a análise dessas informações.

“Temos um delegado da Polícia Federal e um agente da Polícia Federal à disposição da CPI. Estamos verificando quais providências podem ser tomadas antes de a CPI voltar a funcionar”, afirmou Lídice da Mata.

No dia 5, será ouvido Hans River do Nascimento, ex-funcionário de uma das agências envolvidas. A comissão deverá ouvir também, até o Carnaval, representantes do Google e do Twitter (dia 11); do Facebook e do Instagram (dia 12) e do Whatsapp (dia 19).

Com informações do UOL