Marcelo Freixo

Nome: Marcelo Ribeiro Freixo
UF: RJ
Aniversário 12/04/1967
Profissão: Professor
Gabinete 725
Anexo Anexo 4
Telefone: (61) 3215-5725
E-mail: dep.marcelofreixo@camara.leg.br
Site: https://www.marcelofreixo.com.br/
Biografia:

Biografia: Natural de São Gonçalo (RJ), Marcelo Freixo iniciou sua militância política ainda na adolescência, no subúrbio de Niterói, quando se uniu a moradores do bairro onde morava para reivindicar a instalação de biblioteca, cinema e teatro, iniciativa que visava diminuir a violência e a falta de atividades culturais na cidade.

Começou a trabalhar aos 15 anos. Após cursar Economia, ingressou na faculdade de História da Universidade Federal Fluminense. Ainda estudante, trabalhou como educador voluntário em presídios do Rio para ajudar presos a concluírem o ensino médio.

Exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual. Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), destacou-se pela luta contumaz contra o crime organizado e pela defesa dos direitos humanos.

No primeiro mandato como deputado estadual, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e a CPI das Milícias no Rio de Janeiro, que resultou na prisão de chefes de quadrilhas, no indiciamento de suspeitos e na proposição de medidas para extinção de máfias.

No segundo mandato, coordenou a CPI do Tráfico de Armas e Munições, cujas investigações apontaram que 80% das armas apreendidas no Estado eram desviadas para a ilegalidade. Criou o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura e o Cadastro Estadual de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

Em seu terceiro mandato, como relator da CPI que investigou execuções praticadas por policiais, Freixo denunciou a conivência do Ministério Público e do Poder Judiciário na não investigação e responsabilização de policiais envolvidos com crimes.

Dentre outras, é autor de leis que impedem que presas sejam algemadas durante o trabalho de parto e que mulheres sejam submetidas à humilhante revista íntima nos presídios. O procedimento foi substituído pela revista eletrônica, através de detectores de metais e scanners corporais.

Em 2018, foi eleito o deputado federal mais votado do Estado. Por sua experiência na área da Segurança Pública e enfrentamento ao crime organizado, Freixo é membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

Compartilhar:
Copyright © 2020