Foto: Facebook/Dep. Danilo Cabral (PSB-PE)
Os socialistas JHC (AL) e Danilo Cabral (PE) integram como presidente e relator, respectivamente, a Comissão Externa Temporária da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar, auxiliar e fiscalizar as ações realizadas nos municípios atingidos pelas cheias nos estados de Pernambuco e Alagoas.
No planejamento e cronograma de trabalho do colegiado, estão previstas audiências com ministros de Estado, reuniões com governadores e prefeitos dos locais atingidos, audiências públicas nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores.
Em reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira (7), os deputados JHC e Danilo Cabral propuseram a liberação antecipada pelo governo federal das emendas impositivas do orçamento deste ano destinadas aos municípios onde ocorreram as enchentes.
“O ministro nos garantiu que as emendas parlamentares destinadas a esses municípios atingidos pelas enchentes vão ter prioridade, o que significa dizer que vamos conseguir a liberação desses recursos de forma emergencial”, afirmou JHC após o encontro com o ministro.
“Nossas emendas podem ajudar na reconstrução dos equipamentos e no atendimento à população”, destacou Danilo Cabral, que é autor de uma emenda na área de saúde para Rio Formoso, cidade que teve o hospital municipal inundado e está com a população sendo atendida por um hospital de campanha do Exército.
Autor do requerimento de criação do colegiado, JHC afirma que o objetivo da comissão é propor à Câmara dos Deputados e ao Governo Federal medidas de suporte necessárias ao pronto atendimento da situação de calamidade dos municípios atingidos, bem como realizar ampla fiscalização sobre a aplicação dos recursos federais alocados.
“A missão temporária terá como objetivo averiguar in locu a situação das comunidades atingidas, propor à Câmara dos Deputados, bem como ao Governo Federal, medidas de suporte necessárias ao pronto atendimento da situação de calamidade e realizar ampla fiscalização sobre a aplicação dos recursos federais alocados”, afirma JHC.
O Governo Federal decretou situação de emergência em 51 municípios de Pernambuco e Alagoas, devido às fortes chuvas que caíram sobre a região na ultima semana. Cerca de 54 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas nos dois estados.
Assessoria de Comunicação do PSB Nacional com informações do JC Online
Receba informações do PSB no seu e-mail
[contact-form-7 404 "Not Found"]