O Hospital da Mulher do Recife, o primeiro de grande porte construído na gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), receberá um projeto pioneiro de eficiência energética no município. A iniciativa faz parte do projeto Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE), selecionado para receber apoio direto de consultoria especializada pelo Programa Urban-LEDS II do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o projeto RCEE prevê a instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos nas áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da prefeitura.

O projeto será realizado em decorrência da projeção do aumento do consumo energético do Recife, com previsão de crescimento de até 88,4% entre os anos de 2014-2030. O RCEE apresenta a relação entre consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa (GEE), ou seja, mais consumo mais emissão. Estima-se um crescimento de 55,7% das emissões de GEE associadas ao consumo energético na cidade.

Segundo o último Inventário de GEE da cidade do Recife, das emissões decorrentes do consumo de energia elétrica por parte do Governo Municipal, 23,7% são provenientes das edificações da administração pública. Diante de tais dados, o projeto RCEE baseia suas diretrizes no Plano de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa, desenvolvido entre 2013 e 2016 em conjunto pela prefeitura do Recife e pelo Iclei.

O Hospital da Mulher foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática, tornando-se autossuficiente em energia elétrica. No HMR, a instalação do equipamento vai conferir uma capacidade expressiva de redução de cerca de 7.000 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) emitidos pelo município. Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

Na última semana, Geraldo Julio reuniu gestores, consultores e especialistas para o workshop de lançamento do LEDS Lab, realizado no Hospital da Mulher, no bairro do Curado. Na ocasião, foi discutido o plano de trabalho para a implantação do projeto, além de debater os desafios de financiamento climático.

O socialista, atual presidente do Comitê Executivo Regional para a América do Sul do Iclei, destacou a parceria entre a prefeitura e a entidade. “É uma parceria internacional, usando conhecimento estrangeiro, para que possamos ter os melhores resultados e, a partir daqui, espalhar para toda a cidade”, disse.

O prefeito ainda explicou como se dará o processo. “O primeiro passo será a consultoria, que vai desenvolver o projeto para a instalação dessa geração de energia e depois disso o financiamento para a implantação de fato do equipamento, e aí sim a geração de energia sustentável aqui no hospital”, destacou.

Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do Iclei América do Sul, afirmou que as cidades são primordiais para efetivação das políticas climáticas. “O grande ponto que se coloca é que sem as cidades a questão do clima não será superado. É na cidade que ela se manifesta, onde ela incomoda as pessoas e muitas vezes tira vidas”.

“Então, o engajamento do Recife, sobre a liderança do prefeito Geraldo Julio e esse projeto piloto no hospital no campo da eficiência energética é um exemplo de como podemos avançar com essa agenda climática, de baixo para cima, começando com a cidade e depois chegando em um nível global”, avaliou. Em todo o mundo, 70 cidades participam desse projeto do Iclei de transformação e geração de mais sustentabilidade.

Com a iniciativa, o Recife reforça o pioneirismo da capital pernambucana no enfrentamento às mudanças climáticas, juntamente com ações como a declaração ao Reconhecimento à Emergência Climática Global pelo Município e sendo a primeira cidade do Brasil a tornar obrigatório o ensino sobre Sustentabilidade e Emergência Climática na grade curricular das escolas públicas municipais.