A cidade de Guarulhos, administrada pelo prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), superou o índice nacional de acompanhamento das condicionalidades da educação dos inscritos no programa Bolsa Família. O município da Região Metropolitana de São Paulo obteve 98%, o melhor resultado já registrado em comparação com as gestões anteriores na cidade, enquanto o país atingiu 94%.

Dos 44.067 alunos inscritos no programa de transferência de renda, Guarulhos acompanhou 43.121 deles. Esse acompanhamento escolar visa diagnosticar o desenvolvimento do estudante, verificando a frequência às aulas e estimulando a progressão e permanência de crianças e jovens na escola.

Para fazer o acompanhamento e continuar recebendo o benefício do programa, as famílias precisam manter o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado com o nome da unidade escolar em que a criança ou adolescente está matriculado, além do endereço residencial, para que não seja cancelado. É necessário ainda ter, no mínimo, 85% de frequência para as crianças de 6 a 15 anos e 75% para os adolescentes de 16 e 17 anos.